O que é uma pin up girl: Maquiagem pin up

Há tempos o look vintage, seja nas roupas, acessórios, cabelos,maquiagens ou unhas, está em alta, e parece continuar visto que para a primavera-verão 2014 duas das tendências de maquiagens são os lábios com cores vibrantes, incluindo o vermelho e também o delineado no olho tipo “gatinho”.
Que tal conhecer um pouco da história de como surgiram as pin-ups, quais as suas características e diferenças delas no passado e atualmente?!

Como sugiram as Pin ups

As pin-ups foram as mulheres sensuais que eram sucesso entre os anos 30 e 50, principalmente nas décadas de 40 e 50. Elas surgiram com a intenção de sustentar as fantasias dos soldados da 1ª Guerra Mundial, com sorrisos inocentes, porém cheios de sensualidade e poses provocantes, porém não vulgares.

Elas usavam poucas roupas ou lingeries, tinha a cintura fininha e as coxas grossas. Posavam nas revistas, quadrinhos, calendários, quadros, cartões postais e eram pendurados ou deixados à vista para que elas fossem desejadas e admiradas.

Algumas das mulheres deste estilo famosas da época foram a Marilyn Monroe, a Bettie Page e a Betty Grable. Algumas das que adotaram o estilo similar de hoje, abusando da maquiagem, das roupas e complementando o look com tatuagens e piercings são a Katy Perry e a Gwen Stephany (que adotaram o estilo temporariamente) e outras que levam a sério o rótulo como a Pitty, a Dita Von Teese e a Kat Von D.

Katy Perry Pin up

Katy Perry em estilo Pin up. (Foto: Divulgação)


Que tal você também aprender a se arrumar e principalmente a ser maquiar como as pin ups,para adotar este estilo permanente ou temporariamente?

Dicas de Pin ups

  • 1 – Rosto: Primeiramente deve-se aplicar uma camada leve de base, corretivo e em seguida, um pó de textura fina e leve. Este passo serve para uniformizar a pele.
  • 2 – Olhos: O olho é um dos aspectos mais marcantes das pin-ups, pois seu olhar é sexy e misterioso. Para isso, deve-se iluminar o olhar. Inicialmente deve-se cobrir toda pálpebra móvel, usando uma sombra clarinha (tipo bege, perolado ou areia). Passe o lápis de olho apenas na parte superior (em cima e embaixo é clássico dos anos 60, releitura dos anos 50), por isto deve-se passar apenas na parte de cima. Faça um risco com o delineador rente à raiz dos cílios e ultrapasse o canto externo fazendo o famoso delineado “estilo gatinho” que inclusive está na moda e é tendência para o verão. Para finalizar, aplique bastante rímel ou utilize cílios postiços, para que fiquem com bastante volume e com um ar mais sensual e lindo. Marque bem as sobrancelhas e as deixe preferencialmente finas.
  • 3 – Boca: Com o lápis marque os lábios, contornando-os e corrigindo qualquer falha e deixando um formato bem bonito e perfeito. Logo após aplique o batom que deve ser cremoso e as melhores cores são o vermelho, melancia ou tomate. Na época utilizavam-se cores claras também, mas não é tão comum e não fica uma maquiagem típica e claramente de pin-up.
Pin up Estilo

O estilo Pin up é bem legal e elegante. (Foto: Divulgação)

  • 4 – Bochechas: O blush não pode nem ser rosa demais, para não ficar muito chamativo e artificial e nem marrom, pois as pin-ups gostam de ser branquinhas, então tudo que lembrar bronzeado não as interessa. Prefira tons malva, cereja, pêssego, para dar uma cor mais natural. Aplique-o bem nas maçãs do rosto.
  • 5 – Roupas: Importante saber que não existem roupas pin-up e sim estilo retrô ou vintage que é o que compõe o visual pin-up. O pin-up é mais uma questão de comportamental do que a utilização de roupas, penteados e etc, em si.
  • 6 – Cabelos: Há quem confunda os cabelos das pin ups com os das divas. Então vamos lá para as diferenças: as madeixas das pin ups são divididas ao meio, enquanto as divas usam topetes e franjas modeladas. Outra diferença importante é o frizz nas pontas. Ele dá mais volume e textura aos cabelos retrôs, e está na moda hoje em dia. Em contrapartida, as divas gostam de penteados polidos e perfeitinhos.
Von teese pin up

Outro exemplo de pin up muito bonito! (Foto: Divulgação)

Conseguiu entender um pouco sobre as pin-ups? Gostou? Que tal seguir as dicas e ver como se sente enquadrada neste estilo? Com certeza você vai fazer um sucesso!

Leave a Reply