Flacidez nos seios e na pele – como prevenir e combater

A flacidez da pele é um dos problemas que as mulheres mais temem, ela ocorre quando a pele começa a perder o tônus, que pode decorrer de inúmeros fatores como genético e por adquirir maus hábitos  no estilo de vida.

Outra causa muito comum que deixa a pele flácida é a gestação, para evitar que aconteça é importante que a mulher, gestante, tenha boa alimentação, se hidrate bebendo muita água e faça uso de cremes hidratantes em abundância na pele, principalmente da barriga onde mais estica. Eliminar a flacidez não é fácil, mas também não é impossível.

Dicas para evitar e combater a flacidez

Mude sua alimentação – sem uma dieta saudável fica impossível fazer com que a pele volte a ter vitalidade e firmeza. Evite as frituras e alimentos gordurosos, deixe o açúcar de lado. Consuma mais frutas e alimentos saudáveis;

Exercícios localizados – a prática de atividades físicas é fundamental para quem quer tonificar a pele e mantê-la jovem. A musculação, por exemplo, é o melhor deles, pois trabalha partes específicas do corpo como abdômen, coxas, glúteos, braços, entre outros. No entanto é preciso ter disciplina e muita força de vontade para se exercitar todos os dias;

Exercícios diários – acrescentes exercícios a sua rotina do dia a dia, como por exemplo, a caminhada que é fundamental. Além de fortalecer os músculos, queimar calorias, também ajuda a eliminar o stress;

Flacidez nos seios e na pele - como prevenir e combater1

Banho de água fria – evite água muito quente no banho, pois ela deixa a pele flácida. A água fria é o contrário, tonifica a pele. No final do banho deixe cair água fria por todo o corpo pelo tempo que aguentar;

Hidrate o corpo – usar cremes hidratantes é fundamental para evitar que a pele fique flácida, mas só isso não basta é preciso ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;

Alimentos que devem se consumidos e outros evitados – para melhorar a aparência e tonificar a pele você precisa se alimentar de forma correta e saudável. Para tanto acrescente na sua dieta os seguintes alimentos:  frutas cítricas, carnes vermelhas, frango, peito de peru, peixes, ovos, queijos, leite, iogurte, grão-de-bico, soja e lentilha. Evite o consumo de refrigerantes, álcool, lanches rápidos e doces. Seguindo as dicas acima você vai garantir uma pele jovem por muito mais tempo.

Prevenir a flacidez dos seios

A flacidez dos seios é um dos principais inimigos da beleza do corpo feminino. Os mais diversos fatores, tanto físicos como comportamentais podem influenciar a flacidez da pele e consequentemente a posição dos seios. Gravidez, oscilações de peso, alterações hormonais, período menstrual e até mesmo alguma predisposição genética, são alguns dos fatores que influenciam a posição e flacidez dos seios.

Toda a mulher deseja ter um peito bonito, além de ter um tamanho razoável, o ideal é que se mantenha corretamente posicionado. Esta preocupação das mulheres, é a segunda razão que mais leva as mulheres a procurar um cirurgião plástico, logo depois do aumento mamário. As mulheres sentem perda de sensualidade e sentem necessidade de reposicionamento dos seios, por estes terem ganho flacidez e consequentemente, descaído.

A flacidez dos seios

Alterações de peso: As oscilações de peso, principalmente quando acontecem muitas e vezes e quando as oscilações são grandes, deixam sempre marcas na mulher. A flacidez dos seios é uma dessas marcas. Quando existe um processo de emagrecimento e  perda de gordura, os tecidos gordos do peito também são perdidos e consequentemente a mama descai.

Gravidez e amamentação: Também no caso de haver uma gravidez e respetiva amamentação, obriga ao aumento de volume do seio. O processo de amamentação, é uma constante oscilação de peso e volume no seio, o que provoca a perda de elasticidade da pele. Nestes casos, acontece até, muitas vezes, o rompimento das fibras da pele e aparecem as estrias.

flacidez 1

Força da gravidade: Este é um processo natural para o peito descair, mas, ainda assim é influenciado por diversos fatores, nomeadamente o peso. Com o passar dos anos, e devido a força da gravidade, o peito começa a perder firmeza, influenciado pelo seu peso. Quanto maior for o volume e o peso dos seios, maior a probabilidade de este processo começar precocemente.

Genética e o processo natural de envelhecimento: Nestes casos, não existe um fator determinante para o processo se iniciar. Há pessoas muito jovens que têm um peito pequeno, e que ainda assim, perde elasticidade e descai. O processo natural do envelhecimento da pele, leva á perda de colágeno e elastina e consequentemente à indesejada flacidez.

A cirurgia e os tratamentos estéticos, são as formas mais eficazes para corrigir a flacidez mamária, no entanto existem alguns cuidados diários que deve tomar para que o seu peito se mantenha firme e bonito, quanto mais cedo estes cuidados forem iniciados, maior a sua eficacia.

Cuidados diários

Hidratação

  • Beber muita água – Pois é, quando se fala em hidratação, o primeiro pensamento é de creme e mais cremes. No entanto, a principal hidratação da pele deve-se à água ingerida. Beba muita água e manterá além de um organismo mais saudável, uma pele também mais bonita e firme.

Cremes

  • Esfoliação – O primeiro processo para cuidar da pele é uma boa esfoliação. Deve colocar um creme esfoliante no peito e fazer leves movimentos circulares para retirar as células mortas e preparar a pele para a absorção do creme hidratante.
  • Jato de água fria – Este é um processo que pode ser feito mesmo para a retirada do creme esfoliante. No banho, ao tirar o creme da esfoliação, faça-o com jatos de água fria. Desta forma aumenta a circulação sanguínea nessa zona do corpo.
  • Hidratante – Depois do processo de esfoliação aplique um bom creme hidratante apropiado para os seios. Aconselha-se um bom creme que estimule a produção de colágeno e melhor a elasticidade da pele.
  • Filtro solar – O uso de um bom filtro solar durante todo o ano é importante para todo o corpo. Para a região dos seios, o filtro é tão importante como para o rosto, uma vez que os decotes deixam esta zona bastate exposta aos malefícios dos raios UV. Coloque todos os dias um fitro solar no peito e no colo para prevenção do envelhecimento da pele causado pelos raios ultra-violetas, que tanto prejudicam as fibras de colágeno da pele e a sua elasticidade.
  • Sutiã – O sutiã é mais que uma peça de lingerie. Ele ajuda o seu peito a manter-se na posição correta ao longo do dia e é muito importante na manutenção da elasticidade e beleza da mama. A escolha do sutiã adequado é bastante importante. Ele não deve ser demasiado apertado, evitando fazer pressão nos seios e nas costas, mas também não deve ser demasiado largo para que o peito fique bem acomodado dentro do bojo. Um sutiã apertado ou desajustado prejudica a circulação sanguínea nos seios e é de evitar. Escolha o tamanho certo de acordo com o tamanho dos seus seios e ajuste-o nas alças e nas costas de forma a sentir-se confortável.

flacidez 1

Alimentação e exercícios

  • Alterações de peso – Como já vimos, as oscilações de peso são das principais causas da flacidez nos seios. Ao engordar, o peito também aumenta de tamanho, e ao emagrecer, o peito emagrece também. Estas oscilações prejudicam a elasticidade da pele e levam muitas vezes ao aparecimento de estrias. Para evitar estas situações, mantenha uma alimentação equilibrada com uma dieta alimentar completa e balanceada. Além de melhorar o aspeto do peito, é bom para o corpo em geral, pois toda a pele sofre com estas alterações.
  • Exercício físico – A pratica de exercício físico é saudável de forma geral, mas pode aproveitar e fazer alguns exercícios específicos para o peito, tonificando assim os músculos peitorais e corrigindo a sua postura que é muito importante para o correto posicionamento dos seios.

Além de todos os cuidados de beleza que deve ter com os seus seios, mantenha-se também atenta à saúde e faça o rasteio de prevenção do câncer da mama.

Você costuma ter cuidados especiais com os seus seios?

Leave a Reply